fbpx
Diversos ingredientes sobre uma mesa branca
Conteúdos

Alimentos termogênicos, quais são e porque consumi-los

O que são alimentos termogênicos?

Alimentos termogênicos são todos aqueles que possuem ação termogênica, ou seja, transformam em energia as calorias provenientes da gordura corporal e da alimentação. São exemplos de alimentos termogênicos a pimenta vermelha, óleo de coco virgem, canela, chá verde, guaraná, gengibre e ômega 3.

Como funcionam?

Os alimentos termogênicos apresentam um maior nível de dificuldade ao serem digeridos pelo organismo, dessa forma exigem um consumo maior de energia para realizar a digestão. Devido a essa alta quantidade de energia necessária, o metabolismo fica mais rápido e aumenta a temperatura corporal, contribuindo assim para o emagrecimento. Porém, é importante equilibrar a quantidade consumida, além de adequá-la com outros alimentos e exercícios físicos, pois seu uso indevido pode acelerar os batimentos cardíacos e acentuar a ansiedade.

Algumas opções

Também são encontrados como suplementos em cápsulas, visando facilitar seu consumo. Mesmo em cápsulas, estes suplementos auxiliam na queima de gordura, pois aumentam o metabolismo, proporcionando de tal forma uma maior metabolização de gorduras, que são convertidas em energia disponível, auxiliando assim a perda de peso. Por proporem uma mobilização de gordura, os termogênicos são opções atraentes aos praticantes de atividades físicas e às pessoas que buscam emagrecer. Abaixo temos alguns exemplos.

Cafeína

A cafeína auxilia no aumento do estado de alerta e na melhora da concentração, e também no aumento da capacidade de resistência e no desempenho de exercícios físicos.

Cafeína de absorção lenta

A tecnologia Slow Release oferece uma dupla fase de liberação dos ativos, 50% da cafeína na primeira hora e o restante nas 5 horas seguintes, prolongando assim sua ação e reduzindo desconfortos geralmente associados à cafeína.

Gengibre

Melhora o funcionamento do sistema digestivo, sendo muito eficaz na melhora de enjoo, possui ação anti-inflamatória, antibacteriana e antisséptica. Melhora a circulação, acelera o metabolismo e aquece o organismo.

Canela

Possui importantes propriedades medicinais, pelos seus benefícios para reduzir triglicerídeos e colesterol no sangue.

Pimenta Cayena

A pimenta caiena estimula a digestão, auxilia no tratamento de má circulação sanguínea, é rica em vitaminas A e C. Além de ser um forte estimulante do metabolismo, ajuda no processo de purificação e eliminação de toxinas do organismo. De todos os benefícios que promove no corpo humano, o maior destaque sem dúvida, é o efeito que produz nos sistemas circulatório e cardíaco.

Como e quando utilizar

O consumo dos alimentos ou suplementos termogênicos são muito variados, porém listamos abaixo alguns principais tipos de consumo:

  • Ao acordar: café com canela, opção gostosa e duplamente termogênica.
  • Pré – treino: café com óleo de coco, a cafeína que aumenta a queima de gordura e o óleo de coco que dará energia durante o treino.
  • Durante o dia: para manter o foco no trabalho e nos estudos e dar uma acelerada no metabolismo, podendo ser consumidos em cápsulas, ou adicionados a alimentação, como cafés, chás, vitaminas e sucos como o “suco verde” (mix de vegetais e frutas). Podem ser utilizados também no preparo de pratos doces e salgados.

E você aí, já consome algum alimento ou suplemento termogênico?

Compartilhe sua experiência! =)

Gostou deste texto?

Que tal conhecer um pouco mais do nosso Blog.

Referências:

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.