fbpx
Morangos e colher com açúcar sobre mesa
Conteúdos

Adoçantes, doce substituição do açúcar

Os adoçantes são substitutos naturais ou artificiais do açúcar com sabor doce e menor número de calorias por grama. Os edulcorantes são considerados substâncias altamente eficazes, devido à capacidade de adoçar muito em pequena quantidade.

São compostos por substâncias edulcorantes (que adoçam) e por um agente de corpo, que confere durabilidade, boa aparência e textura ao produto final. O poder de doçura é normalmente medido em comparação a uma solução de sacarose (açúcar de mesa).

Atualmente no mercado vários adoçantes contém dois ou mais edulcorantes em suas fórmulas, essa mistura visa potencializar as vantagens e neutralizar principalmente o sabor residual. Os adoçantes vêm sendo cada vez mais comercializados e consumidos em todo o mundo. Neste post trouxemos 7 tipos e suas principais características.

Aspartame

Adoçante sintético de sabor muito semelhante ao do açúcar, tem o mesmo valor calórico do açúcar (4 kcal/g), porém tem o poder de adoçar 180-200 maior, o que o torna útil como adoçante.

Acessulfame de Potássio (Acessulfame – K)

É um sal de potássio sintético derivado do ácido acético, isento de calorias, que adoça 200 vezes mais do que o açúcar e que pode ser levado ao fogo sem perder a doçura. De sabor agradável, no começo da degustação é intensamente doce, sensação que desaparece depressa, mas sem deixar resíduo ruim na boca.

Eritritol

Eritritol é um carboidrato encontrado em frutas, cogumelos e alguns alimentos fermentados, podendo ser produzido a partir de processo fermentativo aeróbico da sacarose, utilizando leveduras. Tem aproximadamente 70% da doçura da sacarose, e somente 0,2kcal/g.

Stevia

Stevia é um adoçante que o corpo humano não digere e nem metaboliza, então não obtemos calorias da stevia. Além disso, ela não se altera no trato intestinal, por isso possui índice glicêmico igual a zero.

Sacarina

A substância, um derivado da naftalina 400 vezes mais doce do que o açúcar, é lentamente absorvida pelo trato intestinal e rapidamente excretada pelos rins, sem ser metabolizada. Usada em concentrações muito altas, o adoçante tem sabor amargo, por isso passou a ser associado a outros edulcorantes.

Sucralose

O consumo de sucralose não prejudica o controle glicêmico de pacientes diabéticos. Seu poder adoçante é 600 vezes maior do que o açúcar, é isento de calorias.

Xylitol

Xylitol é um adoçante natural extraído do milho, com baixo índice glicêmico e valor calórico, possui doçura e volume iguais aos do açúcar. Consumido em excesso pode apresentar efeito laxativo.

E você, prefere açúcar, adoçante ou nenhum dos dois? Compartilhe qual sua preferência ou nos deixe seu comentário sobre o que achou do nosso texto.

Gostou deste texto?

Que tal conhecer um pouco mais do nosso Blog.

Referências:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.